Osmani: Os problemas não podem ser superados sem cooperação com os aliados

O Escritório do Coordenador de Desenvolvimento das Nações Unidas, em cooperação com a Presidência da Assembleia, restabeleceu o Conselho dos ODS na Assembleia do Kosovo.

O Presidente da Assembleia, Vjosa Osmani, disse que é impossível ao país ultrapassar os problemas sem a cooperação dos aliados e amigos do Kosovo.

Osmani disse ainda que é importante restabelecer o conselho dos ODS na Assembleia do Kosovo.

“Todos nós queremos igualdade de gênero, eu e eletricidade 24 horas e uma vida melhor sem distinção e tudo isso está incluído na agenda de 2030. Na Assembleia do Kosovo entendemos a importância desta agenda, portanto, adotamos a resolução de objetivos de vida sustentável. “Hoje neste momento em que se enfrenta a pandemia e estamos mais claros do que nunca no avanço da agenda e ao garantir o envolvimento de todas as partes decidimos falar ainda mais alto neste dia”.

“Hoje, quando temos problemas comuns, é impossível enfrentá-los sem cooperação com parcerias e alianças. “Não podemos permitir que o conceito de desenvolvimento do nosso país seja uma abordagem clássica”, disse Osmani, relata EkonomiaOnline.

A deputada Albena Reshitaj, que assumiu a presidência do Conselho Permanente na Assembléia, disse que se sente feliz por esta tarefa e que fará avançar os objetivos.

“Estou muito feliz por estar aqui juntos para dar uma mensagem de neve mais segura e uma vida mais saudável. A Assembleia resistente retomou os objetivos em 2018, mas devido a problemas na cena política estamos aqui onde estamos ”.

“Erradicar a pobreza, a igualdade de gênero e o bem-estar será um desafio constante para os países do mundo, especialmente para Kosovo”.

A Coordenadora de Desenvolvimento da ONU, Ulrika Richardaon, disse que 71 milhões de pessoas correm o risco de pobreza extrema.

"71 milhões de pessoas correm o risco de cair na pobreza extrema e as organizações de mulheres prevêem que não foi feito muito trabalho."

"Não tenho dúvidas de que o renascimento do conselho fará progresso porque uma atenção importante será dada à igualdade de gênero."

A embaixadora finlandesa em Kosovo, Pia Stjernvall, acrescentou que somente unidos podem ter sucesso.

"Na Finlândia falamos muito sobre um mundo neutro, todas as partes vêm juntas porque sem estarmos unidos não podemos fazer isso."

A Embaixadora da Croácia, Danijela Barisic, felicitou as mulheres que estão a lidar com a retomada deste conselho.

19 pacientes com COVID-19 estão sendo tratados no Hospital Peja.

O hospital informou que 9 pacientes estão em tratamento com oxigenoterapia e quatro pacientes estão em estado de saúde mais grave.

Considerando que, nas últimas 24 horas, um paciente do Hospital de Peja recuperou do vírus corona.

"Atualmente, 19 pacientes estão sendo tratados com Covid-19. Em relação ao estado dos pacientes: 9 pacientes estão em oxigenoterapia e destes 4 pacientes estão em estado mais grave. “1 paciente se recuperou nas últimas 24 horas”, diz o comunicado do hospital.

Nas últimas 24 horas, no Hospital Geral de Peja, 218 pacientes receberam tratamento médico de urgência.

A Procuradoria Especializada de Kosovo apresentou uma acusação contra o ex-membro do KLA Salih Mustafa, alegando que ele cometeu crimes de guerra. A acusação contra Mustafa foi confirmada em junho pelo juiz de instrução, enquanto o réu foi preso ontem.

A acusação contra Mustafa está relacionada a atos criminosos relacionados à detenção arbitrária, tratamento cruel, tortura e assassinato ilegal, escreve lajmi.net.

Esses crimes, de acordo com a acusação da Promotoria Especializada de Haia, foram cometidos em abril de 1999.

No entanto, na acusação compilada pelo Ministério Público Especializado de Haia, outros nomes de ex-membros do KLA também são mencionados, que juntamente com Mustafa são acusados ​​de terem cometido esses crimes.

Menciona soldados com os apelidos de "Comandante Tabuti", "Ilmi Vela", "Bimi", "Afrimi", bem como outros soldados KLA.

Outros membros do NKP incluíam soldados do KLA com os apelidos de 'Tabuti' ou 'Comandante Tabuti', 'Ilmi VELA', 'Bimi', 'Dardani', 'Afrimi' e soldados, policiais e guardas. outros membros do KLA presentes no complexo treinador de detenção de Zllash. Cada um dos membros do NPC, por meio de suas ações e omissões, contribuiu para a realização do objetivo comum. “Caso contrário, alguns ou todos esses indivíduos não eram membros do NKP, mas foram usados ​​por membros do NKP para cometer crimes, para atingir um objetivo comum”, disse na acusação da acusação.

A acusação em questão descreve como Salih Mustafa, de acordo com as alegações, espancou severamente as vítimas com um taco de beisebol.

Todos estes acontecimentos, segundo a Procuradoria, ocorreram no centro de detenção da aldeia de Zllash, localizada nos arredores de Prishtina.

Além de tortura, Mustafa está sendo acusado de assassinato ilegal durante a guerra.

"Salih MUSTAFA estava presente quando [EDITADO] foi levado pela primeira vez ao complexo de detenção em Zllash. Vários membros do KLA [EDITADO] o alvejaram e ele foi espancado e torturado com mais gravidade do que outros detidos. [EDITADO]. Durante sua detenção, seus familiares buscaram repetidamente informações sobre seu destino, mas receberam informações falsas, incompletas ou nenhuma informação. [EDITADO] foi visto vivo pela última vez em 19 de abril de 1999 ou aproximadamente. [EDITADO]. Sua família nunca mais ouviu falar dele. Por volta do final de abril de 1999, a unidade BIA deixou Zllash. O cadáver [EDITADO] foi descoberto em [EDITADO]. 33. Conforme mencionado nos parágrafos 8, 11 e 16 acima, Salih MUSTAFA tinha a intenção e o conhecimento necessários para o crime de homicídio ilegal.declarado na acusação.

O Kosovo tem sete passos à frente para obter o estatuto de país candidato à adesão à UE.

É o que diz o chefe do Instituto Épico, Demush Shaha, que sublinha o facto de o Kosovo e a Bósnia serem os únicos dois países dos Balcãs que não gozam deste estatuto, escreve lajmi.net.

Diz que o estatuto de país candidato à adesão à UE, para além de ser uma grande conquista para qualquer país, tem grande importância económica.

Segundo ele, isso está intimamente relacionado ao bem-estar econômico e social dos cidadãos.

“Ganhar o estatuto de país candidato à adesão à UE é uma grande conquista para qualquer país. Este status é uma mensagem política de que o respectivo país estabeleceu relações especiais com o maior bloco político e econômico do mundo. O status do candidato não tem apenas significado político, mas também econômico. “O avanço no caminho da integração está intimamente ligado ao crescimento econômico e à melhoria do bem-estar econômico e social dos cidadãos”, escreveu ele.

Postagem completa de Shasha:

A Bósnia e o Kosovo são os únicos dois países dos Balcãs que não gozam do estatuto de país candidato à adesão à UE.

Ganhar o estatuto de país candidato à adesão online à UE é uma grande conquista para qualquer país. Este status é uma mensagem política de que o respectivo país estabeleceu relações especiais com o maior bloco político e econômico do mundo. O status do candidato não tem apenas significado político, mas também econômico. O avanço no caminho da integração está intimamente ligado ao crescimento econômico e à melhoria do bem-estar econômico e social dos cidadãos.

O Kosovo está 7 passos à frente rumo ao estatuto de país candidato. Para poder tomar estas medidas com êxito, o Kosovo deve assegurar a plena cooperação com o Tribunal Especial, os progressos no diálogo com a Sérvia, o cumprimento satisfatório do AEA e o apoio dos cinco Estados-Membros da UE.